O QUE É ?
A International Organization for Standardization – ISO (Organização Internacional de Padronização) é uma organização não governamental fundada em 1947 em Genebra, e tem como função instaurar a normatização de produtos e serviços, fazendo uso de determinadas normas, cujo objetivo é sempre melhorar sua qualidade.
Aqui no Brasil, a ISO é regulamentada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, que por sua vez regulamenta normas e especificações de produtos em diversos segmentos, sendo popularizada por fornecer requisitos para o Sistema de Gestão da Qualidade – SGQ.
PARA QUE SERVE ?
A NBR ISO 9001 deve ser implantada quando a empresa quer demonstrar sua capacidade no que tange ao fornecimento de produtos ou serviços coerentes à exigências de seus clientes.
Serve, também, para aumentar o nível de satisfação/fidelização dos clientes por meio destes requisitos, indicados pela SGQ ISO 9001, que inclui melhorias contínuas internas e uma conformidade garantida.
A norma brasileira especifica que todos estes requisitos são genéricos e aplicáveis a todas as organizações, sem que se considere seu segmento, tamanho ou produto/serviço fornecido.
POR QUÊ É IMPORTANTE PRA MINHA EMPRESA ?
Num mercado altamente competitivo com um cenário econômico que fomenta uma concorrência acirrada, as exigências se tornam cada vez maiores, o que faz com que empresas e organizações tenham que incorporar novas tecnologias de produtos, serviços e processos.
Assim, adequação e normatização são cada vez mais utilizadas como um meio de redução de custos de produção e de produto final, mantendo ou melhorando sua qualidade, garantindo maior satisfação de clientes e parceiros, impactando os resultados obtidos.
COMO OCORRE ?
O Sistema Gerencial é voltado para a qualidade e envolve diversos fatores, como o envolvimento das pessoas, que são a essência da organização, melhora do ambiente de trabalho, permitindo interação propiciando atingir os objetivos organizacionais.
Isso requer que os envolvidos compreendam qual a sua contribuição, de forma a potencializar o seu comprometimento e engajamento na realização das atividades que lhes são atribuídas.
Os resultados passam a ser atingidos de forma mais eficiente quando as atividades e os recursos associados são gerenciados pela abordagem por processos, ou seja, uma análise e modelagem para a implementação dos melhores processos de negócios, normalmente mudando ou adequando a estrutura da organização.
QUAIS OS BENEFÍCIOS ?
Dentre os muitos benefícios trazidos pela adequação a ISO 9001, podemos dividi-los em:
Qualitativos:
1 – A utilização adequada dos recursos (equipamentos, materiais e mão-de-obra);
2 – A uniformização da produção;
3 – A facilitação do treinamento da mão-de-obra, melhorando seu nível técnico;
4 – A possibilidade de registro do conhecimento tecnológico;
5 – Melhorar o processo de contratação e venda de tecnologia.
Quantitativos:
1 – Redução do consumo de materiais e do desperdício;
2 – Padronização de equipamentos e componentes;
3 – Redução da variedade de produtos (melhorar);
4 – Fornecimento de procedimentos para cálculos e projetos;
5 – Aumento de produtividade;
6 – Melhoria da qualidade;
7 – Controle de processos.
COMO FAÇO PRA CERTIFICAR MINHA EMPRESA ?
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